Quer salvar uma vida?

A primeira coisa, literalmente, que escutei ao acordar foi: hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue - 14 de junho. Confesso que cada vez mais eu acredito no princípio de serendipidade e nas coincidências, já vai entender o porquê. 


O engraçado é que eu falei, ainda esta semana, com uma amiga para irmos doar sangue porque cheguei na maioridade e não preciso mais de toda a burocracia de autorização dos meus pais, nem eles estarem junto, pois tinha a idade inferior a de 18 anos. Daí um dia eu acordo e a televisão está falando sobre ser o dia mundial do doador se sangue - muito amor e muita coincidência!

A data de 14 de junho fora denominada no ano de 2004 pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o dia mundial do doador de sangue afim de homenagear essas pessoas que salvam vidas, pois doar sangue também é doar um pouquinho de vida, sem perder absolutamente nada. 

Porém, para que a doação seja feita de forma segura, tanto para o doador quanto para o receptor, existem muitos pré requisitos, bem como ter idade entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50kg (o que abstém uma boa parte da população), estar em um estado bom de saúde sem histórico de gripes ou mal estar nos últimos 10 dias e até mesmo não ter feito tatuagens ou colocado piercings. Tudo isso serve para garantir que ninguém seja prejudicado ou infectado, o intuito é fazer o bem! E é por isso que passamos por tantas triagens ou entrevistas (dependendo do lugar antes da doação, fazer esse check up é bem importante - ser sincero neste momento também!

A pergunta agora é: quer salvar uma vida? Como fazer é a parte fácil, basta você procurar hemocentros, bancos de sangue ou qualquer hospital que tenha coleta de sangue para que possa fazer a sua doação o mais próximo da sua casa. 

Caso tenha menos de 18 anos, precisa falar com seu responsável para que o leve, pois a coleta não é feita sem a autorização dele. Agora se é maior de 18 anos, é preciso só um pouquinho de solidariedade, lembrando que ambos os casos é preciso levar um documento de identificação com foto e fazer seu cadastro.

Para sanar algumas curiosidades, fui atrás de informações como: a primeira doação é coletado cerca de 450ml de sangue e após ela, para que seu organismo se restabeleça, é dado um período (o plasma leva algumas horas, as plaquetas alguns dias e as hemácias alguns meses para voltarem às taxas normais), isto é,  90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres para uma nova doação. Nosso país tem um site para auxiliar com mais dúvidas sobre a doação, clicando aqui você consegue ver um pouco mais sobre. 

Agora é o momento de estendermos o braço e fazer a nossa doação! Doe sangue, você pode salvar até 4 pessoas com um simples ato, seja solidário e abrace a causa. Vamos fazer o bem sem olhar a quem...


You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥