Guia para começar o Bullet Journal e apaixonar-se por ele

Estava ansiosa para compartilhar com vocês que o MEU BULLET JOURNAL acaba de chegar e estou animadíssima pata utilizar deste método, portanto vou dividir os primeiros passos para començar um Bullet Journal.  



Ok, mas o que é isso?

O Bullet Journal é um sistema de organização personalizável e cheio de amor, foi desenvolviddesigner americano chamado Ryder Carrol. O "BuJo" pode ser a sua lista de tarefas, bloco de desenho, caderno, e diário, mas muito provavelmente, será todos os itens acima. Ele vai ensinar você a fazer mais com menos. (releitura da descrição do site oficial do criador)



Ele une a praticidade com a criatividade, o objetivo são anotações de tarefas diárias de forma organizada, simples e rápida. Porém, foi pouco para os criativos de plantão, o BuJo tornou-se meio de inspiração e uma arte linda!


Mas, afinal, que você precisa para começar o seu?
De um caderno e de uma caneta ♥ 


Meu BuJo

Onde comprei? Mercado Livre
Quanto paguei? R$ 15,50 (muito bom e de qualidade)
Quantas folhas? 96 folhas e 192 páginas
Quadriculado ou Pontilhado? Pontilhado
Capa dura, preta, fosca e de couro sintético. 16x23 cm (achei um tamanho ótimo!)

Como começar a utilizá-lo?
Preste atenção, vamos aprender a iniciar um BuJo juntos! Mas antes vamos conhecer as keys, no caso, o sistema de legenda e simbolos dos bullets (suas anotações):


Keys
  • A " • " é a representação das tarefas ou ações;
  • O " X " significa que a tarefa já foi concluída;
  • O sinal de maior " > " simboliza que a tarefa trocou de data;
  • O sinal de menor " < " simboliza que a terefa trocou data e horário;
  • O " ⃝ "  indica um evento;
  • O " - " determina pensamentos/notas/ideias;
Fora os tais principais, existem também:
  • O " $ " simbolizando as finanças;
  • A " * " que remete a prioridade da tarefa;
  • O " ! " para anotações de inspiração e
  • O " 👀 " que remete a pesquisar mais sobre algo.
  • Lembrando que itens riscados  podem marcar que a bullet foi cancelado.

Abrindo um parenteses gigante, jogar no google ou no pinterest "key bullet journal" é uma forma de se inspirar para fazer a sua key (ou qualquer dos títulos que ver aqui).

Pronto! Já aprendemos sobre as keys, então podemos começar pelas primeiras páginas do BuJo (outrora as keys podem fazer parte das primeiras páginas hahaha!), segindo então para...

Index ou Índice

Um item importante na construção do BuJo além de montar o index, é numerar as páginas e posteriormente configurar o indice de acordo com o que preencheu as páginas. Por fim, propiciando a nós a facilidade e organização da proposta do BuJo. Ok, mas eu ainda não entendi! É simples, basta numerar as páginas e logo depois de utiliza-las preencher o index com os tópicos dos assuntos cujo tratou. Exemplo:

Janeiro   4-12

No caso, o mês corresponde ao tópico e os números (4-12) as páginas que foram utilizadas para o mesmo.


Future Log

Essa ferramente é importante que fique nas páginas inicias, pois nela você irá colocar tarefas para os próximos meses que já estão agendadas ou que quer voltar a fazer, mas necessitam de antecedência. Exemplos:

*Pode ser feito um calendário dos meses, onde as datas importantes são pintadas e ao lado explicada na legenda.
*Pode ser feito por meio de escrita, com o subtitulo do mês e anotado somente as datas importantes. (otimizando o planejamento do ano)


Monthy Log ou Registro Mensal

Antes de começar suas atividades, criar um calendário mensal com todos os dias em que você possa adiantar alguma tarefa para que na hora de transcrever os bullets diários nada fique para trás. Para isso pode ser usado um calendário extenso ou com quadradinhos, semelhante a uma planner, variando da preferência de cada pessoa. Exemplo:

Junho
S 10
T 11
Q 12 - Meu aniversário
Q 13 - Festa


Daily Log ou Registro Diário


Projetado para o dia a dia, ou seja, é o lugar de anotar suas tarefas diárias. Lembrando que planejar o mês de dezembro estando em janeiro é impossível, busque atualiza-lo diariamente (ou semanalmente, quando for melhor para você). Sua configuração é subtitulo (data com mês e dia do bullet), e bullets (suas tarefas do dia vigente, não esquecendo-se das keys que facilitam a visão das mesmas). Exemplo:

June 12.06
$ pagar boleto netflix
O reunião da turma de 2013
X mandar e-mail para a R

Além das keys de tarefas, podemos utilizar a Migração "<" e ">", símbolos que indicam que algum bullet trocou de data, ou de dia e horário. 


Portanto, agora é hora de se inspirar e começar com o seu bullet journal! Para ajudar, criei uma pasta no Pinterest e você pode criar uma também com as melhores ideias que irão te ajudar na hora de se organizar ♥

P.S. não postei fotos do meu BuJo porque vou utilizar desse guia para montar o meu, mas assim que ficar pronto, posto aqui no blog. Promessa! 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Já tinha ouvido falar bastante sobre o BuJo, mas nunca tinha parado para realmente ler sobre. Costumo usar um caderninho normal para ir anotando as minhas coisas, mas elas sempre ficam super espalhadas.
    Com certeza vou começar a adotar as keys do BuJo, eu comprei uma agenda para o ano que vem e colocarei em prática! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o BuJo traz muita praticidade. Incirvel. Ainda estou na fase de adaptação e criar todas as partes é um trabalho muito dificil, mas já estou no processo e estou amando. Espero que goste e possa te ajudar tbm ♥

      Excluir
  2. Eu já ouvi falar dele, mas no proximo post procura algumas inspirações de bullet pra gente ter uma ideia das possibilidades, ah é quero muito ver o seu, quem sabe em 2017 também n animo!

    www.eucriomoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm. Pensei em fazer isso neste post msm, mas fiquei com medo de ficar muito extenso, mas obrigada pela dica, vou montar uma galeria bem linda cheia de inspiração ♥

      Excluir

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥