Dicas de Estudo - Métodos e Organização


É o fim das desculpas e da procrastinação, o momento de colocar a mão na massa e estudar chegou - até porque as aulas já começaram! Então, seja você estudante de colegial, vestibulando ou acadêmico, todas as dicas a seguir vão te ajudar na hora de ver aquele A+ de filmes americanos em suas avaliações. Uma pausa dramática para o sucesso que vai ser.

Agenda


Serão aquelas situações de aperto que te mostrarão a relevância de planejar sua semana, marcar em algum lugar os dias que há compromissos e coisas do gênero porque sabe aquela semana massiva de provas everyday que já nem sabemos mais o que está acontecendo? Qualquer pedacinho de papel que te acompanhe diariamente onde possa anotar e planejar sua semana impede que desastres de esquecimentos aconteçam, por exemplo, o bloco de notas do celular pode ser muito útil se for atualizado e visto todos os dias. 

Planner Semanal e Mensal


Existem pessoas que se dão super bem com agendas, mas outras que não. Daí a genial ideia de um planner, já que com ele podemos visualizar todos os afazeres da semana (com o planner semanal) e todos os afazeres do mês (com o planner mensal).

Um fator que é muito importante é o $$$$$, pois dá para economizar na escolha do seu planner: A) Fazendo o download e imprimindo um da internet porque existem milhares de modelinhos muito fofinhos; B) Abusar da criatividade e fazer o seu próprio e uma ideia que é mais cara C) Comprar um pronto.

Use post it, canetas coloridas, adesivos, marca texto, folhinhas de recado, réguas de letras, canetinhas, recortes e mais qualquer coisa que desejar. Lembre-se: a dica é marcar a data X para que não sejamos pegos por uma falha na memória. 

Anote, anote e anote


Fazer anotações é algo importantíssimo para um bom desempenho, funciona comigo e acho que com o resto do mundo todo, também. Durante a aula você pode fazer rabiscos sobre o que foi visto com suas palavras que, provavelmente, será a forma que entenderá a matéria. Por isso, além de anotar só os tópicos mais interessantes para estudo, tente anotar partes da explicação do prof com as palavras do mesmo, isso auxilia muito para estudar para as provas.

 Marca Texto 


Marcar textos faz a minha vida mais feliz e fácil. Eu uso as canetas marca texto para tudo, grifo no caderno, grifo nos livros, grifo nos polígrafos e onde pode, eu vou grifando. E sugiro que faça o mesmo, pois ao destacar conceitos, palavra chave, explicações, esquemas e outras coisas (principalmente, para quem tem memória visual) dá ênfase para que internalizemos em nossa mente rápida e precisamente o que desejamos - pelo menos comigo funciona bem, me conte sobre você, haha!

OBS.: A forma mais indicada é que você faça uma leitura do texto para estudo sem grifar nada e depois de ler, analisar e entender, as marcações sejam feitas de acordo com a relevância do trecho.

Leis dos Resumos


I) AULA DADA É AULA RESUMIDA!

Mesmo não estando em semanas de provas, faço as anotações de aula normais e ao chegar em casa resumo o conteúdo e complemento com pesquisas, ora com mais conteúdo, ora com o significados de palavras e termos que não ficaram nítidos. Assim, com todas as explicações do professor e o conteúdo fresquinho, sinto que consigo entender e o fixar melhor. Utilizo post its, marca textos e mapas mentais para adicionar notas à esses resumos.

OBS.: É importante pontuar que existem muitos estudos que comprovam que estudar aos poucos é muito mais eficiente do que deixar para estudar em cima da hora da prova.

II) POLÍGRAFO LIDO, LOGO RESUMIDO

Ler será corriqueiro para quem estuda, porém somente ler dificulta a fixação de todos os dados importantes que será necessário guardar na memória, portanto, um método que utilizo é: ler, ler de novo, grifar e resumir de uma forma menos complexa que a dos livros em uma folha separada, pois terei o conteúdo para estudar para as provas ou trabalhos de uma forma mais simples e objetiva - confesso que não faço sempre, mas deveria porque ajuda muito! 

III) SISTEMA CORNELL

O Método Cornell de fazer resumos, na verdade, é um sistema de estudo interessante para a complementação da matéria, pois o ajuda a organizar suas notas e aprimora as suas habilidades de estudo. O método possui um layout próprio que iremos aprender agora:

Mapas Mentais


Os mapas mentais são coisas extraordinárias e não é por menos que são a minha forma preferida de resumir a matéria porque são mais dinâmicos, prendem minha atenção e como amodoro fazer, sou muito criativa na hora de construí-los.



A forma que eu faço é parecida com essa, o título fica ao meio e começo a puxar flechinhas para fazer mini resuminhos, desenhos explicativos, frases que ajudam a compreender o conteúdo, palavras chaves e outras coisas que surgirem como ajuda para a fixação do tema. Faço quadradinhos, balõezinhos, bolinhas, post it e tudo mais que ajude a chamar a atenção na hora de estudar. Lembrando que mapas mentais são feitos em conteúdos importantes para você.

Organize-se


  • Lembre-se de por o celular no modo avião e nada de distrações com as redes sociais durante seu período de estudo;
  • Beba água durante os estudos;
  • Faça pausas a cada determinado período de tempo;
  • Fique confortável;
  • Planeje-se para não deixar nada para cima da hora!
  • O lugarzinho onde tu escolher estudar faz a diferença, quando há inspiração é melhor ainda, por isso, organize um cantinho para que possa estudar sempre, ou para variar, ficar no jardim. A escolha é sua. 

Bons estudos!


You Might Also Like

2 comentários

  1. A minha semana de provas começa dia 06 de abril e desde quando começaram as matérias, todo final de semana tiro o sábado pra fazer exercícios, fazer resumos ou coisa do tipo. Durante a semana é muito puxado pra mim já que também trabalho, então meu horário pra estudar é bem curto.

    Beijos,
    http://stephaniptorres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, imagino que deve ser muito bom fazer isso e deve ajudar muito. Comigo, como fico a semana toda sem ver o Will (meu namorado), dedico o find ao máximo para fazer coisas juntos, mas sempre damos um jeitinho para estudar, né?
      Beijos, obrigada por comentar ♥

      Excluir

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥