Um dia azul... Beda #2

O dia azul é conhecido pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo e é comemorado no dia 2 de Abril mundialmente. É uma forma de alertar à todos sobre o transtorno e promovendo o esclarecimento das dúvidas no intuito de anular preconceitos - obrigada ONU!


O TEA - Transtorno do Espectro Autista é um termo que designa “déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”, de acordo com o DSM-V, isto é, o autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometer funções de relacionamento com o mundo exterior; o mesmo afeta o processamento de informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas (neurônios) e suas sinapses se conectam e se organizam.

As causas para o autismo são desconhecidas, não há uma resposta exata para o que leva uma pessoa a desenvolver o distúrbio, porém as pesquisas científicas na área são amplas e estão em busca do porquê.

Existem diversos sintomas para diagnosticar uma criança ou adulto com autismo e, geralmente, baseiam-se em comportamentos, por exemplo, dificuldade em se comunicar verbal e não verbalmente, movimentar o corpo repetidamente, ter algum dos sentidos muito sensível e até mesmo regredir suas habilidades linguísticas ao atingir certa idade. 

A estimativa é que esse distúrbio atinja cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil e mais de 70 milhões de pessoas no mundo, ou seja,  cerca de 1% da população mundial.

Agora, neste dia, é a hora de simpatizarmos com a causa e contribuir com que não haja mais preconceito com pessoas tão únicas. Ter empatia e valorizar o talento de crianças e adultos com autismo é a sua forma de ajuda-los a superar os desafios!

Se informe, conheça e seja uma voz para a causa...



Ps.: vejo vocês amanhã!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Me sinto uma farsa por ter que estudar o autismo pra prova da faculdade, mas não ter descoberto que hoje é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Recomendo bastante o livro "O que me faz pular", descobri muita coisa com o próprio autor que com muitas pesquisas no Google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas são muito pouco divulgadas, mas já é maravilhoso que tu tenha consciência e possa ajudar com um pouquinho de solidariedade ♥ Vou ler sim a indicação, além de amar ler, quando a mensagem é maior, é melhor ainda!
      Beijos

      Excluir
  2. Linda homenagem..
    Conhecer sobre e entender que é normal ser diferente <3
    A mídia tinha que divulgar mais e levar o assunto para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, pena que essas coisas não dão lucro a eles para aparecerem na mídia :(
      Mas estamos aqui para fazer nossa parte, fico feliz que tenha gostado desse pouquinho de amor ♥

      Excluir
  3. Acho que aqui se fala tão pouco de autismo, muita gente ainda acha que eles são estranhos, um monte de bobagem =( Trabalhei com alguns no voluntariado, nossa, uma paixão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidar com diferenças assim é incrível, pois a gente acaba sendo uma pessoa melhor através de pessoas tão singulares. E sim, se fala pouco e isso é triste porque é algo que todos deveríamos ter conhecimento para extinguir a ignorância.

      Excluir

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥