Microplásticos

Você sabe o que é microplástico?

Este texto é um desabafo...

A foto pode ser pesada, principalmente quando pensarmos quem é responsável. Vou explicar o porquê. É sobre a embalagem que jogamos no chão. A sacolinha no supermercado que aceitamos. É como não descartamos o lixo corretamente. É o nosso país que recicla só 2% do número gigante de plástico que é produzido/consumido por nós.

Dói. Dói saber o mal que fazemos ao planeta e que retorna em forma de mal para nós também, os protagonistas de toda essa poluição.

"Mas o plástico some depois de anos, se colocarmos no lixo", infelizmente não é verdade! Todo plástico que descartamos, acaba em aterros que liberam metano no ar ou nos oceanos, que se decompõe em pequenos pedacinhos, ingeridos pelos peixes, pelos plânctons que também são ingeridos pelos peixes, indo para a corrente sanguínea destes animais, absorvidos pelo seu organismo, e depois? Servem de alimento para muitas pessoas. E aí? O que acontece por causa disso? 

Doenças. Câncer. Infertilidade.

Causa morte. Do planeta. Dos animais. Dos humanos.

Lembro de uma foto que tem o planeta terra e a frase "não existe fora". Faz total sentido, pois não há mesmo! Não há como jogar o lixo fora e não pensar mais sobre (apesar de sermos mestres nessa arte), ainda é nossa responsabilidade todo plástico que consumimos e esse ciclo triste.

A imagem da ave, a mesma que procura por comida no oceano, vivendo nas enseadas, que assisti no documentário Oceano de Plástico na Netflix, mas vê-la morta devido ao que consumimos e descartamos, por não ser mais útil, embrulhou meu estômago.

Mas o que fazer? Reduza o seu lixo: recuse a sacolinha no mercado, evite os descartáveis, não use canudo, dê preferência ao alumínio e ao vidro, reutilize e reaproveite o que der. Seja mais consciente. 


Obs.: o que eu contei nesse post não é 1% do que dá pra refletir assistindo e lendo mais sobre.
eye-crossed-ou

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥