Faça mais o que te faz bem

Lá estava eu, em mais uma aula da faculdade quando a prof propõe um seminário sobre o envelhecimento da nossa estrutura cerebral, mas o que isso tem a ver com se sentir bem? Tudo! E é por isso que o post de hoje vai ter um ar científico, mas de coração para coração.


"[...] quando são controlados a ingestão alimentar, o exercício físico e intelectual, a moderação nos hábitos sedentários e hábitos considerados sociais (tabagismo, alcoolismo, padrões de comportamento impostos pelo meio familiar e social), o processo de envelhecimento dos indivíduos modifica-se de maneira significativa [...]", este trecho retirado do livro Como Funciona o Cérebro Humano do autor Francismo Mora nos remete ações cotidianas, pequenos atos que estão inseridos em quem somos e o que fazemos e que tem uma relevância absurda no nosso bem estar. 

Sinto uma série de questões quase existências surgirem: O que eu como me faz bem? O que eu bebo me faz bem? Sou sedentário(a)? Eu exercito meu cérebro? E então, eu faço mais o que me faz bem ou eu faço mais o que me faz mal? A gente faz um julgamento de si mesmo e vê onde estão os delitos mínimos, o abuso do álcool, do açúcar, dos carboidratos, o sedentarismo e a falta de estimulação e desafios à nossa mente. 

A forma com a qual interagimos no/com o mundo faz parte do processo de envelhecimento e este é algo que cabe a nós decidir, não jogar a culpa no universo, somos capazes e temos que fazer mais o que nos faz bem! Óbvio, que diversas pessoas possuem fatores hereditários que também influenciam, porém este não é um empecilho para manter bons hábitos. 

A ideia não é só manter o físico saudável, e sim cuidar do corpo, da mente e da alma. Pense naquelas questões quase existenciais que eu falei e tente ver o que te faz bem, como tu anda com pessoa, como ser humano. Por fim? Faça mais o que faz bem.

Além dessa reflexão, vou enumerar 5 coisas que nos fazem bem. Prometo que a escala não é por preferencia, é bem aleatória mesmo.

Dedicado ao leitor, com carinho...


1 - Exercite-se! Corra, faça yoga, faça natação, vá à academia, crossfit, ande de bicicleta, dance e outras centenas de itens que essa lista pode ter. O importante é fazer!
Benefícios: Alivio de estresse, regulagem de peso, combate insônia, aumenta a resistência e dá um upgrade na saúde.

2 - Durma bem! Se o item 1 tiver um check na sua lista de afazeres, dormir não será problema. O sono é um processo super necessário e precisa de um tempo especial só para ele, cerca de 7 ou 8 horas por dia já regula sem bem estar.
Benefícios: Consolidação das memórias, melhora sua atenção e desempenho em atividades, acelera o metabolismo e muitos outros.

3 - Alimentação saudável! E isso inclui mais de verduras, legumes, frutas e grãos e menos de açucares, carboidratos e gorduras. Comer nos dá prazer, biologicamente, então não devemos viciar nosso organismo em alimentos vazios e sem nutrição. 
Benefícios: Além de te dar energia, todos os possíveis!

4 - Sorria mais! Sorrir faz o corpo relaxar, pois diminui a pressão arterial, traz boas energias e mais uma série de benefícios. É bom para a alma. 

5 - Ame profundamente! Esse item não precisa de nada comprovando, amar faz bem e amar é tudo de bom. E quando digo amar, é amar tudo e todos, intensamente. Tenha amor pelas coisas que faz, pelas pessoas que vê, por si mesmo. Ame. O amor é essencial.

Se quiser um plus de conhecimento, pode ver os marcadores do blog, clicando aqui para ver sobre bem estar, clicando aqui para ver sobre alimentação saudável, clicando aqui para ver sobre saúde e clicando aqui para ver sobre amor.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi, tudo bem? Acho que o que tem me faltado ultimamente é fazer mais exercícios. Achei suas dicas bem valiosas e vou tentar colocar em prática.
    Forte abraço.
    Amanda Almeida
    Http://blog.amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, tomara que consiga, a gente modifica um pouco ali outro acolá e quando vê teve um evolução enorme. As pouquinhos fica mais fácil, eu também faço assim.
      Beijão, guria
      Obrigada pelo carinho ♥

      Excluir

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥