Pratique um mundo mais sustentável

Será que o nosso modo de vida está fazendo bem para o planeta? Á medida em que tratamos de questões ecológicas bato sempre na mesma tecla, a de praticar um mundo mais sustentável, sempre. E, em razão disso, a tua e a minha pegada ecológica farão parte desta eco sintonia.



Porém, antes de darmos a grande sacada, precisamos entender A) o que é a pegada ecológica e B) quanto somaremos de pontos. 

Então, a pegada ecológica é uma forma figurativa de visualizamos a quantidade de recursos naturais consumidos do planeta atualmente, pois é de conhecimento geral que não haverá fonte de extração nos ecossistemas por causa do excesso de gastos humanos, futuramente. O que vem ao caso é que há um consumo exacerbado em todos os ramos da indústria, seja alimentícia, têxtil, farmacêutica e outras, isto é, a necessidade de práticas mais sustentáveis é iminente, tem que ser para ontem.

Visto isso, diversos "ecochatos" com suas ecomentes arquitetaram projetos e críticas à modelos de vida que estão reduzindo a mortalidade do planeta terra; o que eu quero dizer é que há jeito para darmos uma mãozinha ao mundo, contribuindo com pequenezas diárias e constantes. Na busca de um melhor padrão de vida, somos inspirados por propulsores a tal melhora, por exemplo, já falei aqui sobre o armário cápsula que entra na ideia do Lowsumerism.



O Lowsumerism (low consumerism) em livre tradução significa "pouco consumo", o qual reflete, exatamente, em sua proposta de intervenção ao problema consumismo. O termo se refere a ideia de minimizar os inúmeros excessos que nos deparamos dia após dia, através da reflexão e de "três atitudes simples que, juntas, vão provocar um grande impacto:"

1. Sempre pensar antes de comprar.
2. Buscar alternativas de menor impacto para os recursos naturais com trocas, consertar e fazer.
3. Viver somente com aquilo que é necessário.

É um projeto/movimento da Box1824 muito bem fundamentado, principalmente por serem uma empresa de pesquisa sobre tendências comportamentais e consumo. É despertar nossa consciência e encararmos a realidade da situação em que estamos, desapegar do supérfluo e viver de uma forma mais sustentável. 

Agora, a dúvida é, como vou saber se estou além dos limites, na faixa vermelha do consumo? A calculadora da pegada ecológica vai te ajudar - porque sim, há como calcular! O INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desenvolveu uma cartilha ilustrada sobre sustentabilidade que como arremate traz as questões para identificar o valor da sua ecopegada, porém não somente na cartilha, encontramos o teste online bem aqui, no site Sua Pegada Ecológica, também.

Está na hora de darmos a grande sacada: praticar um mundo mais sustentável e seguir as dicas que leu hoje aqui e as que estão espalhadas no broguinho. Não deixe de baixar/ler a cartilha do INPE "Pegada Ecológica: Qual é a sua?", calcular sua pegada ecológica e compartilhar comigo. Vai ser uma experiência incrível, podemos nas redes sociais trabalhar juntos nossa pegada para que ela fique "bacana" - hahaha! 






Espero que tenham curtido o post e que a partir deste momento sejamos para sempre ecochatos - um arraso! As imagens acima são da box 1824.

Ps.: a minha pegada ecológica é de 61 pontos, ou seja, é bacana. Provando em 1,2 e 3: clique aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥