Aquilo que não sabíamos sobre empatia

Nos últimos dias fiz um curso intitulado "empatia: como se colocar no lugar do outro, ampliar perspectivas e melhorar relacionamentos" que revolucionou meu pensamento sobre o quê, verdadeiramente, é colocar-se no lugar do outro.
Photo by Renee Fisher on Unsplash
A empatia em si é denominada como uma capacidade humana de se por no lugar do outro, adotar outra perspectiva e compartilhar destes sentimentos (no caso, tem a ver com  compartilhar igual, não sentir igual). Em outras palavras, a empatia tem a ver com a conexão com o outro e a qualidade dessa conexão.

Há uma classificação muito coloquial que é usada nos dias de hoje: bronze  prata  ouro  platina  diamante. Mas por que estou falando disso em um post sobre empatia, né?

Mais do que a Regra de Ouro: aquela velha história de faça para o outro aquilo que querem que faça para você e que, na realidade, não é bem pensar no outro, mas sim em si próprio, vendo o outro pelos seus olhos. A partir disso, uma nova regrinha passa a valer, a Regra de Platina: faça pelo outro aquilo que ELE gostaria que fizessem POR ELE. Precisa fazer sentido pro outro! No que diz respeito a empatia, é a regra de platina que vale.

E aquilo que não sabíamos sobre empatia é que há uma ciência por trás, que a fundamenta e a torna tão vital. Empatia já faz parte do campo da neurociência, em questões biológicas e químicas. E não é tão complicado para entender um pouco mais: a base neurológica da empatia é imitação, devido a um sistema de neurônios que são responsáveis por espelhar comportamentos.

Ou seja, nós podemos melhorar nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro com a tarefa de estarmos mais presentes em nossas relações, sabendo escutar e não realizar julgamentos. A situação não é nossa, e nem precisamos já ter vívido semelhante, mas há como nos conectarmos ao momento como se fosse conosco.

Na minha mão direita tenho tatuado a palavra "equilíbrio" como um lembrete sobre a vida. Para tudo, e nem sei se há alguma exceção, é preciso haver um equilíbrio. Com a empatia não é diferente, pois há um funcionamento como um sistema:

E, para que seja um processo completo, é necessário que ambos existam. O racional e o emocional. A empatia se encontra na intersecção dos dois componentes = EQUILÍBRIO.

Permita-se mergulhar num universo que não é o seu.



Este post faz parte do BEDA 2020

#FIQUEEMCASA

Compartilhe este post por aí ♥

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥