Por que você come?

Já se fez essa pergunta?


Photo by freestocks on Unsplash

Há uma necessidade fisiológica no comportamento alimentar, responsável por aspectos do corpo físico (energia e nutrição), e também, culturais,  psicológicos e sociais. Parece maluco, né? Mas comer é algo importante para o ser humano.

Além de ser um dos cinco comportamentos básicos que são recompensados pelo nosso cérebro - em específico, o sistema límbico -, juntos são: 1) beber água, 2) comer, 3) defesa, 4) dormir e 5) sexo. Essas funções agem diretamente na liberação de serotonina no nosso organismo = prazer. Comer além de ser fundamental para a sobrevivência humana e manutenção do nosso corpo orgânico, causa prazer - literalmente!

Grande parte dessa serotonina liberada em nosso corpo se dá no intestino, pelo processo digestivo. É por isso que comer é tão bom! Porém, acredite, nossas decisões alimentares vão muito além. O food choice (escolha alimentar) é um termo que define um conjunto de decisões conscientes e inconscientes do comportamento de compra e consumo de uma pessoa.

E é nessa frase compra e consumo que o questiono: por que você come?

Ainda, questiono: como você come? A indústria alimentícia é uma das mais poluidoras do meio ambiente, estimam cerca de 200 mil toneladas da emissão de gases que causam, por exemplo, o efeito estufa - só em sua produção. Após isso, são consumidas por nós e descartadas, indo parar em um aterro ou no mar. É um ciclo, antes de estar nas prateleiras e depois de parar no nosso lixo.

Esse tipo de post não é sermão, é informação para nós. Geralmente, quando temos menos informações, costumamos julgar errado algo. Não consumo carne (de qualquer tipo), mas tenho muita dificuldade em não beber refrigerante. Dados como esses me ajudam a tomar decisões melhores.

O que eu quero dizer é que há alternativas para sermos menos agressivo com a natureza, e ainda sim nos alimentarmos muito bem. Os produtos orgânicos são uma ótima opção, ou a feira da sua cidade com os pequenos produtores, ou por que não uma horta própria?

A minha intenção é promover reflexão. Que quando você vá comer algo, pergunte o por quê? Se faz bem para você e para o mundo. Vou deixar um vídeo aqui que sempre me inspira muito.



Lembre-se: não faça nada que não faça sentido para a vida que você tem!

Este post faz parte do BEDA 2020
#FIQUEEMCASA

Compartilhe este post por aí ♥

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥