Vida de Universitária - quase psicóloga

Duas coisas que não são sinônimos: ter uma vida de universitária e ser quase uma psicóloga. Mas eu gosto de pensar assim, que está chegando ao fim. 


Photo by Robina Weermeijer on Unsplash

Minha vida de universitária não é nada diferente dos memes que eu insisto em compartilhar no twitter, bastante desespero no fim do semestre, tipos de esgotamentos que eu nem sabia que existiam até ser "adulta" - com meus 20 anos - e ficar uma semana com o olho tremendo. Não é brincadeira! Até hoje fico dando risada do "eu conto ou vocês contam?" dos calouros animados para entrar na faculdade desejada dos sonhos.

E tudo é ótimo, no começo. Depois de um tempo, parece que não é mais. Mas chega um certo momento, que apesar dos pesares, sentimos falta de tudo aquilo. Eu me identifiquei com a psicologia desde o ensino médio, eu quis muito, e consegui, com um esforço absurdo.

Até parece um conto de fadas, onde o ensino médio é todo o enredo da história e o "viveram felizes para sempre" é o pós-vestibular. Existe um trajeto de anos pela frente, e que vão ser páginas intensas da nossa história. Precisamos poder falar sobre isso, sem ser os memes do twitter de desespero - apesar de adorar eles!

A maior e mais importante bagagem da minha vida foram todas as transformações que aconteceram comigo nesses últimos três anos! Eu vivi momentos que derrubaram pensamentos de uma vida inteira, senti muitas emoções e aprendi que tudo bem, é assim mesmo, sejam elas positivas ou não. Mergulhei em um mundo tão humano, literalmente. Foram lições que não sei se aprenderia de outra forma.

É normal ter dúvidas, e nesse instante, faça uma pausa e olhe para dentro de si. Vá em frente, faça mais o que te faz feliz. Sou uma quase psicóloga com muitas dúvidas ainda, confio que vou encontrar respostas, porém também sei que elas vão gerar mais dúvidas. É o mecanismo da vida. 

A vida humana, ah!
A vida, sobretudo, é poesia.
Inconscientes, nós a vivemos, dia a dia.
Passo a passo –
mas em sua intangível plenitude
ela vive e nos traduz em poesia.
Lou Andreas-Salomé
Bem, para essa quarentena, além de mais papos que teremos sobre estudos. Vou deixar a dica de duas séries massas para quem gosta de psicologia:


Freud - Netflix


Freud é uma nova série original da Netflix, lançada em março de 2020, inspirando-se na história do grande cientista do século XX, pai da psicanálise, que revolucionou a forma de vermos a mente humana. Mas, a série não é a biografia de Freud, e nem mesmo segue uma história da vida do psicanalista, ela se inspirou nos personagens e adicionou um pocado de suspense, onde Freud e Flér são ligados para desvendarem crimes em Viena do século passado.

Ainda assim, é uma ótima opção para quem curte psicologia.

Mindhunter - Netflix


Mindhunter também é uma série original Netflix, lançada em outubro de 2017, e que estreou sua 2° temporada na segunda metade do ano de  2019. É uma série que retrata agentes do FBI tentando mapear um perfil para serialkillers - e o mais interessante, é que é baseado em fatos reais! Eu sou apaixonada pelo agente Holden Ford, um dos protagonistas, junto com o Bill que também é um agente do FBi e a Dra. Carr, psicóloga.

Ambos trabalham no departamento de ciência comportamental do FBI, tentando através de entrevistas com assassinos em série, identificar um perfil a fim de prevê-lo em futuros casos. Um prato cheio de lições para psicólogos. Aliás, alguns dos serialkillers da série, são baseados em assassinos reais. É meio morbido essa parte, mas o foco é no trabalho do FBI e como os influência. Muito válido para uma maratona!

Ambas as séries merecem um post específico, de tanta referência psicológica que elas fazem, entretanto, ficamos somente com a minha sugestão para vocês.

Por aqui, finalizamos.

Este post faz parte do BEDA 2020
#FIQUEEMCASA

You Might Also Like

2 comentários

  1. Hoje em dia eu queria ter feito psicologia como curso. Sempre me identifiquei mas achava que não era o que eu queria fazer. Mal sabia eu... eu só não me arrependo de ter feito Turismo completamente porque isso me proporcionou experiências únicas e conhecer gente incrível que eu talvez não conheceria fora da eca... hoje mesmo a gente fez uma sessão nostalgia no grupo do whats, bateu uma saudade enorme daquela época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vy, que amado teu comentário! Acredito que se ainda tem interesse em cursar psico, basta tu querer (primeiro) e planejar isso. É um curso lindo! Mas é lindo assim como os outros, tão essenciais para a humanidade, né?! Obrigada pelo carinho de comentar ♥

      Excluir

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥