Onde o mar começa

Não sei a quanto tempo essa imagem circula na internet, embora só tenha a conhecido este ano: e fez tanto sentido com tudo que eu acredito. Mas não é sobre isso este post. Conheci este ano, também, a nova ilha do pacífico, e que infelizmente, não gostaria de ter conhecido - sequer que ela existisse e você já vai entender porquê!

Foto retirada da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema

A foto fala por si só, né? Este boeiro pintado faz parte da iniciativa das ações da campanha Mares Limpos da ONU, que a cidade de Itapema aderiu em 2018. E sinceramente, queria que todos os boeiros do mundo fossem iguaizinhos a esse, para nos relembrar de onde o mar começa.

Um dos motivos de iniciativas assim é:Grande Ilha de Lixo do Pacífico. Uma quantidade de mais de 120 mil toneladas de lixo plástico - em específico - flutuando no Oceano Pacífico, entre a Califórnia e o Havaí. Essa junção de lixo se dá pelas correntes marítimas que se encontram ali.

No documentário Oceano de Plástico - disponível na Netflix - eles mostram parte dessa ilha de lixo e quais são os impactos de todo o plástico que está flutuando no mar. É difícil não falar com um tom de raiva pela humanidade, pela nossa capacidade de destruir tão facilmente a natureza, mas assuntos assim precisam ser gritados a plenos pulmões para que o mundo todo possa escutar.


Essa imagem é do site IBERDROLA

Sendo assim, vamos falar de alguns fatos que acontecem quando o nosso lixo vai parar no oceano: 1°) o plástico não PUF desaparece, ele se dividi em mini pedacinhos = microplásticos e você confere no outro post mais sobre o que são esses microplásticos, bem como, o quanto eles são prejudiciais para a biodiversidade marinha; 2°) os microplásticos acabam sendo alimentos para os animais aquáticos (muitos deles); 3°) ou esse alimento entra na corrente sanguínea do animal que o comeu ou o mata; 4°) o animal que tem os microplásticos na corrente sanguínea pode virar - infelizmente - o alimento humano, e isso para na corrente sanguínea humana.

E muito disso tem a ver com onde começa o mar. Porque ele começa nas ruas! Tudo que é jogado no chão - seja a embalagem de bala que caiu e ficamos com preguiça de juntar - ou não é reciclado por nós, acaba parando no mar, e gerando novas ilhas horríveis que atrapalham completamente a vida, a animal e a humana também.

Em 2017, foi apresentada a ONU a proposta desta ilha ser o 196º país do mundo, por suas proporções não pararem de crescer. A ideia era que repercutisse a seriedade desse problema, uma ilha de lixo no oceano. Um novo país inabitável, um continente da sujeira humana. 

Para todos os problemas existem soluções: podemos parar com isso! Num próximo post, falaremos como.

Obs.: o que eu contei nesse post não é 1% do que dá pra refletir assistindo e lendo mais sobre.



Este post faz parte do BEDA 2020
#FIQUEEMCASA

Compartilhe este post por aí ♥

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥