Não apresse a vida

Li essa frase hoje: "Não apresse a vida, ame cada etapa. Não conte os dias. Viva-os!" e fez tanto sentido para mim. O tempo inteiro ouvimos sobre agilidade, produtividade, rapidez, e isso nos acelera, é o pressuposto de crises de ansiedade e estresse. 

A dificuldade humana não é em acelerar, é em desacelerar. 


Photo by Jared Rice on Unsplash

Tem uma metáfora que faz muito sentido para mim: não atravesse o sinal vermelho. Durante anos, o trajeto que eu fazia para o trabalho, tinha um semáforo, e assisti a milhares de pessoas correndo entre os carros, atravessando o sinal vermelho. Aquilo me causava tanta angustia, não conseguia entender o por quê. Apenas espera aí na calçada. Mas, de tanto refletir sobre isso, de fato, entendi que é porque somos acelerados demais, e depois de um tempo fica automático.

Agora, estamos frente a um cenário de isolamento, do eu mesmo com o si próprio. Estamos sendo obrigados a desacelerar. Olhar para dentro de si, perceber seu próprio universo... Como requer atenção plena. 

Neste post, a intenção é transmitir essa mensagem: não apresse a vida. Mesmo quando há algo ruim, há de surgir algo bom. Não podemos ter medo do tempo, devemos ser aliados. Pois, quando extraímos aprendizados, e não mais medo, começamos a crescer.

Uma lista agora convém. A lista daquilo que é bom fazer agora:

  • Detox Digital 
Uma pesquisa apontou que temos cerca de 50 mil a 60 mil pensamentos por dia, porém 95% destes, são os mesmos do dia anterior. Somos bombardeados de informações - e fake news - todo o tempo, já parou para pensar o que isso pode causar?

A internet é incrível, para quem sabe usá-la. Aposto que já chegou alguma imagem ou vídeo que te causou desconforto, e todo dia, nossa energia não merece isso. 
Por um dia, se deixe off. Depois volte, e no outro off, de novo. 

  • Medite
Não necessariamente na posição de lótus, com uma medicação guiada. Mas reserve um momento só seu, e desfrute do poder da pausa. Inspire e expire fundo várias vezes, sinta cada pedacinho do seu corpo e volte ao normal depois, vai valer muito a pena.

Mas para quem deseja uma medicação guiada, sugiro o app Meditopia, é o meu preferido.

  • Leia
Tire um tempo para ler um bom livro, um post em um blog, uma revista, ou até mesmo um artigo acadêmico, o que quer que seja, apenas leia. A leitura tem diversos benefícios para sua mente e sua saúde também.


Essa lista podia ter mais itens, mas foque em desacelerar. Mantenha-se em equilíbrio.

Este post faz parte do BEDA 2020
#FIQUEEMCASA

You Might Also Like

1 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥